All for Joomla All for Webmasters

É preciso votar certo

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos..." ( Bertolt Brecht)

As eleições de 7 de outubro nos remete a Bertolt Brecht, genial poeta alemão, que defendia os oprimidos, combatia com firmeza a passividade do cidadão e defendia a formação do senso crítico, sem alienação e cabresto. O seu legado ganha dimensão maior durante a campanha eleitoral, quando é fundamental participar para votar com consciência. Além disso, é impossível ignorar que todos os aspectos de nossa existência, do primeiro respiro ao último suspiro, tem a ver com política. Em tudo há política. Para o bem ou para o mal.

Nesse momento, é preciso então identificar políticos comprometidos, ainda que esta campanha venha se configurando como uma das mais inexpressivas da história da cidade. Faltam propostas consistentes e não dá para saber o que cada um dos candidatos propõe, objetivamente, para o município. Mas, para que Ribeirão das Neves possa trilhar o caminho da justiça social, da dignidade, transparência e modernidade, é preciso que os mais 170 mil eleitores nevenses participem do processo eleitoral, lembrando que o voto é o fórum privilegiado capaz de corrigir equívocos e realinhar os caminhos de uma política que, em todo país, caiu num descrédito sem tamanho.

Portanto, eleitor, não se deixe enganar apenas por palavras, consulte a ficha de seu candidato, veja o que já fez (e o que faz), analise suas propostas, cheque também sua coerência histórica, verifique se seus atos refletem suas palavras. Escolha um candidato mais próximo de você, aquele a quem você vai ter acesso para cobrar as promessas de campanha. Pesquise se ele(a) já teve algum cargo público. Vale lembrar que o voto consciente é baseado em informação de qualidade, o que representa uma espécie de pacto entre a sociedade e o candidato. É importante também avaliar se as propostas apresentadas pelo candidato nas diversas áreas são interligadas suficiente para que possam ser consideradas de governo e não ações isoladas. Outro fator preponderante é a transparência. Ela é a condição fundamental para que a sociedade possa acompanhar os processos administrativos. Vários municípios já contam com portais na internet, onde todos cidadãos podem acompanhar, inclusive as compras públicas em tempo real.

Por isso, para que das urnas de outubro nasçam gestores inovadores na forma de prestar serviços públicos, contratar mão de obra, capacitar servidores, estabelecer metas de serviço apoiadas em indicadores objetivos, combatendo a ineficiência, morosidade e falta de comprometimento materializados em serviços públicos deficientes à população, é preciso saber votar. Além de tudo, há um grande desafio a ser proposto aos candidatos que serão eleitos em outubro, no Executivo e Legislativo: melhorar a cidade e, consequentemente, a vida do cidadão.

Este modelo político brasileiro que se fundamenta no fisiologismo, que possibilita e estimula a troca de favores entre políticos e partidos, comprometendo a credibilidade, a governabilidade e o desenvolvimento do Brasil, de Estados e Municípios, tem sido desastroso para o país, há décadas. Mas, lembrando novamente Brecht, o povo tem força quando se mobiliza e faz valer a sua vontade. A Lei da Ficha Limpa é resultado da vontade popular.

Dessa forma, se você cidadão, espera que seu candidato faça uma gestão comprometida com a eficiência, a ética, a prestação de contas e a responsabilidade social, não fique indiferente ao processo eleitoral, "ficar indiferente é uma forma de passar cheque em branco, assinado e de valor ilimitado, a quem governa", lembrou Frei Beto.

Lembre-se, portanto, que, nessas eleições, Ribeirão das Neves pode se reinventar através das urnas , salientando que as instituições públicas não têm vida própria. São movidas por políticos e pessoas indicadas por eles. E todos são funcionários públicos, começando pelo presidente da República, todos são nossos empregados. A nós devem prestar contas. Temos o direito de cobrar, exigir, pressionar, reivindicar, e eles o dever de comprovar como respondem às nossas expectativas.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno