All for Joomla All for Webmasters

Uma Vida Plena

O mérito de uma existência digna está na capacidade da pessoa equilibrar as ações do dia a dia, realizando tarefas dentro do tempo e condição e, acima de tudo, criando caminhos éticos que vai repassando de geração a geração.

A pessoa que descreverei a seguir, tem uma vida plena de luz e bons exemplos para com os seus. É uma pessoa cativante, afável, simples e muito comunicativa. Sua vida está pautada na caridade e na fé. Sempre captou o lado positivo das pessoas. Esbanjando tolerância, nada ela censura, nada que é humano a escandaliza. Reparte alegria e a dor guarda pra si.

Nascida em Vila Maravilha (São José da Lapa), 1913, filha de sitiante e de uma dona de casa quitanteira. É a quarta de seis irmãs e a única viva. Estudou até a 3ª série do antigo primário, mas escrevia e lia muito bem. Na vida simples de roceira, teve uma infância feliz junto aos familiares.

Na adolescência tomou gosto pela festas religiosas e passou a militar a fé cristã, pondo em prática os ensinamentos.

Quando jovem, adorava ir  às festas das padroeiras nas cidades de Lagoa Santa e Ribeirão das Neves, mas também gostava de dançar e namorar. Foi em uma dessas festas que ela conheceu o seu marido, José Alexandre de Freitas. Moço que tocava cavaquinho e era pé de valsa. Com ele se casou e viveu por quase 50 anos, tendo tido o casal onze filhos.

Assim, entregue aos cuidados de duas gerações de filhos, nunca trabalhou fora. Nunca teve poder, mas é livre e autêntica. A sua intensa vida social sempre esteve ligada à Igreja Católica, onde participou das seguintes irmandades: Filhas de Maria, Apostolado da Oração e Vicentina.

Mora em Ribeirão das Neves há mais de 60 anos, onde também nasceram todos os filhos. É muito estimada na cidade, cultivando muitas amizades.

Os muitos exemplos que deixa para os 18 netos, 17 bisnetos e 2 tataranetos, inclui a suavidade com que resolvia os problemas que a afligia a si e ao próximo, o que é muito maior do qualquer projeto político. Ela tem uma vida que não evitou turbulências, mas também não se define por elas. Com todos os parentes, filhos, netos, bisnetos e tataranetos ela tem um olhar de carinho. E todos têm uma história engraçada com a avó e bisá.

Agora, mesmo com a saúde frágil, memória  falhando devido a audição completamente comprometida,  a voz continua firme e as mãos não tremem, o comprimento às pessoas ainda se faz presente e ela continua enchendo a nossa vida de doçura e coragem.

Seu nome é Antonieta Antonina Rodrigues, minha estrela-guia.

Hoje, ela completa 99 anos.

Feliz idade. Parabéns, mamãe.

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno