All for Joomla All for Webmasters

BDMG inaugura novo espaço dedicado às artes gráficas com exposição sobre Henfil

O BDMG inaugura, nesta quarta (27), às 19h30, a Henfil Galeria, que será especializada em artes gráficas e fotografia, duas potentes expressões artísticas de Minas Gerais. Sediada no hall de entrada do BDMG, à rua da Bahia, 1.600, em Belo Horizonte, a galeria mostrará, sempre gratuitamente, o melhor da produção mineira nos dois segmentos, homenageando os artistas consagrados e abrindo espaço para as novas gerações. Sua ocupação, ao longo do ano, será por edital público, gerido pelo BDMG Cultural.

A galeria reverencia a memória de um dos mais importantes artistas gráficos do século vinte. Mineiro de Ribeirão das Neves, Henrique de Souza Filho foi chargista e cartunista de renome nacional, atuando na imprensa, no cinema e na televisão. Sua obra é tida como uma das mais importantes das últimas décadas. Por meio dela, é possível conhecer um pouco da política, da história e dos costumes da sociedade brasileira.

A exposição inaugural, sob a curadoria da professora Tereza Bruzzi de Carvalho, da UFMG, reunirá cerca de cinquenta obras do artista, entre reproduções e originais. Inédita em Minas – e raramente exibida no Brasil – a mostra será uma chance privilegiada para ver de novo as criações do gênio de Henfil e as personagens que ele imortalizou, como a Graúna e o Fradim, entre outras. Realizada a partir do acervo pessoal do artista, hoje gerido pelo Instituto Henfil, é oportunidade de reativar a sua memória e o seu legado.

O público poderá conferir a obra do artista de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, até o dia 27 de junho. Informações pelo telefone (31) 3219-8691.

0
0
0
s2smodern

bg contorno