All for Joomla All for Webmasters

Governo de Minas Gerais lança edital de incentivo inédito voltado ao hip hop

Importantes nomes do movimento hip hop estiveram presentes, nesta terça-feira (3), embaixo do Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, para o lançamento do Prêmio de Cultura Urbana de Periferia – Canela Fina, uma ação inédita realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O evento contou com a apresentação de MCs, DJs e números de dança e a emoção marcou presença durante a homenagem feita ao MC que batiza o prêmio. Com inscrições já abertas, o edital, inédito, disponibiliza o valor total de R$ 280 mil a projetos das áreas de DJ, MC, dança e grafite. As inscrições devem ser feitas no endereço www.cultura.mg.gov.br.

O edital é direcionado a artistas, produtores, coletivos e grupos ligados à cultura do Hip Hop. Podem se inscrever na premiação pessoas físicas, coletivos artísticos ou pessoas jurídicas sem fins lucrativos e que residam há, no mínimo, um ano em áreas de vulnerabilidade social de aglomerados, favelas e vilas dos municípios de Minas Gerais com população igual ou superior a cem mil habitantes. O edital irá contemplar projetos ou ações já executadas ou em execução.

O secretário de Estado Cultura, Angelo Oswaldo, falou sobre o ineditismo do edital e a capacidade de transformação que a cultura hip hop traz para o âmbito social e político. "Sentimos que era fundamental olharmos para a cultura urbana de rua e entregar um edital que contemplasse as diferentes linguagens presentes no hip hop, que é um ambiente de resistência, de uma cultura que se volta para a emancipação dos sujeitos", disse.

Categorias 

MC: músico que compõe e canta o rap ou que faz o freestyle;

DJ: operador de discos que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos do hip hop;

Dança: estilos que contam com improvisação (freestyle) e eventualmente com batalhas (competições formais ou informais de dança). Os estilos são locking, breaking, popping, hip hop dance e krump;

Graffiti: inscrições caligrafadas ou desenhos pintados ou gravados sobre suportes que possibilitem a intervenção artística em espaços urbanos), o edital distribui sete prêmios para cada um dos artistas.

0
0
0
s2smodern

bg contorno