All for Joomla All for Webmasters

Professor Michel Le Ven morre aos 89 anos em Ribeirão das Neves

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Michel Marie Le Ven, morreu na manhã desta sexta-feira (22), em Ribeirão das Neves, em decorrência de insuficiência cardíaca e respiratória, aos 89 anos.

Nascido na França, Le Ven, então padre jesuíta, chegou a Belo Horizonte em 1965 para atuar na Igreja do Horto, onde seu trabalho inspirado na Teologia da Libertação chamou a atenção do regime militar. Ele foi preso acusado de práticas subversivas. O episódio dos “padres franceses” abriu uma crise entre a Igreja Católica e a ditadura.

Le Ven e os demais religiosos foram soltos apenas no ano seguinte. Em 2016, o professor publicou o livro Memórias vivas de 1968, pela Editora PUC Minas, no qual resgata os acontecimentos daquele ano. Em sua avaliação, a prisão dos clérigos tinha o objetivo de desarticular jovens lideranças e a própria ala progressista da Igreja Católica.

Nos últimos anos de vida, Michel Le Ven morou em um sítio em Ribeirão das Neves. Ele deixa a esposa, Roseli, três filhos e três netos.

0
0
0
s2smodern

bg contorno