All for Joomla All for Webmasters

Cartunista Henfil, filho ilustre da terra, nascia há 74 anos em Ribeirão das Neves

Nascia em Ribeirão das Neves há 74 anos, exatamente em 5 de fevereiro de 1944, Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, considerado um dos mais importantes cartunistas brasileiros, que passou a infância e a juventude no município, onde fez o primário e o supletivo noturno.

Henfil aprendeu a técnica de ilustrador e a produção de histórias em quadrinhos e teve seu trabalho reconhecido profissionalmente ao passar por veículos como a revista Alterosa, o jornal Diário de Minas, o Jornal dos Sports do Rio de Janeiro, para a revista Realidade, Placar, Visão e O Cruzeiro. Em 1969 foi para o Jornal do Brasil e O Pasquim onde seus personagens atingiram grande popularidade.

Já envolvido com a política do país, Henfil criou em 1970 a revista Fradim, que tinha como marca registrada o desenho humorístico, crítico e satírico, com personagens tipicamente brasileiros. Além dos fradinhos Cumprido e Baixim, a revista reuniu a Graúna, o Bode Orelana, o nordestino Zeferino e mais tarde, Ubaldo, o Paranóico. Henfil passou a vida defendendo o fim da Ditadura Militar.

Henfil morreu no dia 4 de janeiro de 1988 - recém completados 30 anos - no Rio de Janeiro, após uma transfusão de sangue em que contraiu o vírus da Aids. Ele nos deixou no auge de sua carreira, com seu trabalho aparecendo nas principais revistas brasileiras.

0
0
0
s2smodern

bg contorno